sábado, 6 de abril de 2013

Biologia com a professora Tânia



O primeiro programa Registro de Classe produzido por mim e realizado pela TV Paulo Freire teve um significado muito grande para o processo de produção dos demais episódios. Não poderia ser diferente.... Naquele momento precisávamos dar o pontapé inicial para mais um projeto, e para tanto, era fundamental que o início fosse certeiro.

Entre tantos professores que pensamos, surgiu o nome da professora de Biologia Tânia Mara Cabral. Eu já conhecia a Tânia, pois havíamos sido colegas de trabalho em outro departamento da secretaria estadual de educação. Resolvi convidá-la. Em meio a brincadeiras, que fazem parte do perfil dela, a professora de cabelos vermelhos fez umas perguntas: "vou ficar famosa? Vocês prometem que me deixam ainda mais bonita? 

Brincadeiras a parte, ela aceitou participar do primeiro programa. A equipe da TV Paulo Freire (me incluindo) deslocou-se até o Colégio Campos Sales, em Campina Grande do Sul, para registrar o primeiro Registro de Classe. Não tivemos trabalho, afinal a professora Tânia só interrompia sua fala para atender as salas de aulas e solicitações dos demais funcionários da escola! Naquele momento, ela era também, diretora auxiliar. O resto foi super fácil!



Com descontração e muito conteúdo, Tânia expôs uma metodologia que desenvolve com os seus alunos para discutir sobre a história da ciência, especificamente a teoria da abiogênese. Uma forma simples de trabalho, mas muito eficiente!! Ela dá exemplo de resultado com recursos simples e que todas as escolas disponibilizam.

Não vou contar qual o segredo da professora Tânia. Só posso adiantar que é possível adaptá-lo para todas as disciplinas. Agora a minha sugestão: assistam o Registro de Classe - Biologia com a professora Tânia, que certamente vocês concordarão comigo.

Aguardo os comentários...e divulguem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário