quarta-feira, 18 de novembro de 2015

O blog no Blog: potencialidades na tutoria a distância


A dinâmica da internet e a descoberta de novas ferramentas para o uso pedagógico possibilitam que, na Educação a Distância, especificamente no trabalho de tutoria a distância, seja desenvolvido diferentes trabalhos com a ferramenta blog. Essa ferramenta pode ser interna à plataforma Moodle ou externo, como o Blogger ou Wordpress.

Nesse texto, meu objetivo é pensar sobre o uso do Blog como ferramenta de tutoria a distância e suas potencialidades no trabalho com os alunos, especificamente para a Geografia. Obviamente essas reflexões e possíveis propostas podem ser levadas - também - para dentro (ou melhor, para fora) da sala de aula na educação presencial. Não há idades, séries, disciplinas, conteúdos, temáticas, etc, que não possam ser adequadas às opções oferecidas pelos blogs.

Cores diversas, videos inseridos, imagens ilustrativas e reflexivas, links complementares, textos de opinião, opinião sobre os textos, layouts personalizados, entre muitas outras opções, podem auxiliar e ajudar no preenchimento de cada blog. Essa diversidade de elementos auxilia no entendimento do leitor e o provoca a refletir sobre o que está sendo proposto.



Especificamente para a EaD, vou pensar uma proposta para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa, dentro de um blog. Como muitos alunos passam por esse processo de elaboração de projetos para o TCC ou artigo final, é importante deixar esse percurso mais leve, atrativo e colaborativo.

No blog, ele pode abrir sua proposta para os colegas de curso, outros professores e para a comunidade em geral. Penso que com isso, haja interação onde possam se fortalecer, tanto quem está desenvolvendo o projeto como aqueles que leem o material produzido. Essa troca de informações é o diferencial no uso do blog e na construção do projeto.

Para tanto, penso que é importante a organização do trabalho da seguinte forma:

- 1ª. postagem: o aluno publicará um texto (resumido) sobre a sua temática de pesquisa;
- 2ª. postagem: o aluno publicará a problematização do projeto;
- 3ª. postagem: o aluno elaborará os objetivos do projeto;
- 4ª. postagem: o aluno elaborará a justificativa do projeto;
- 6ª. postagem: o aluno publicará a fundamentação teórica do projeto;
- 7ª. postagem: o aluno publicará o cronograma do projeto;
- 8ª. postagem: o aluno elaborará a introdução ou apresentação do projeto;
- 9ª. postagem: o aluno publicará o projeto completo, incluindo as referências bibliográficas.

O tempo para organização desse trabalho deverá ser coerente com o grau de dificuldade de cada item do projeto. Como exemplo posso sugerir que o prazo para desenvolvimento da problematização ou da fundamentação teórica seja maior que o prazo para o desenvolvimento do cronograma.

Após cada publicação, o aluno teria como tarefa, também, a publicação do link profundo de cada item em uma "Atividade" na plataforma da disciplina, no Moodle. A publicação do link é fundamental para que o tutor possa ler, avaliar e sugerir melhorias no trabalho de forma que toda a orientação fique registrada na plataforma e não em um ambiente externo. O espaço de comentários, no blog, não seria um espaço destinado ao tutor, mas sim aos colegas e outras pessoas que visualizem o processo e as publicações no respectivo blog.


Esta é uma forma simples de desenvolver um projeto, por meio de um passo a passo orientado e de fomentar o uso do blog no âmbito da Ead. Sendo assim, eis a sugestão!!!


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